quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

[Livro] Outros Tempos - Leonardo Nóbrega

Outros Tempos

Outros Tempos tem cheiro de nostalgia, mesmo que você não tenha vivido o drama de 1942, sente-se uma saudade de uma Fortaleza “em preto e branco” com ar de Paris. Leonardo Nóbrega relembra em seu primeiro livro, o drama de um mundo aterrorizado pelo Nazismo da 2ª Guerra Mundial, dando destaque aos agentes que propagavam o movimento em todo o mundo.

Ulisses começa a viajar no tempo de forma involuntária, hora ele acorda em 2013, sendo um jornalista solteirão e bem sucedido, hora acorda em 1942, um jornalista envolvido no nazismo. Ele não se lembra de boa parte de sua vida, todos parecem desconhecidos e assustadores, não sabe ao certo em quem confiar ou no que pode falar com tais pessoas; em tempos de guerra, todo cuidado é pouco.

Outros Tempos 3

Quando Ulisses está no futuro, ele tenta encontrar qualquer pista sobre o seu passado, algo que o faça entender o caos de 1942, mas seu futuro está ficando cada vez mais escasso. Quando volta ao passado, ele tenta entender qual o seu papel na organização; reconhece que é uma peça importante e que guarda valiosos segredos, mas o que exatamente, ele não sabe.

Camille é uma francesa de tirar o fôlego de qualquer um, marca encontros misteriosos com Ulisses e lhe entrega diversos pacotes sem sentido. Padre Genaro está envolvido, mas não se sabe no que e como. Pedro é um amigo de trabalho, alguém confiável que sabe tudo sobre a vida de Ulisses. Lygia é sua namorada, um espetáculo de mulher, linda e compreensiva, se encaixava perfeitamente na charmosa Fortaleza de 1942, época em que a cidade ensolarada recebia grande influência comportamental e estética da França, a Belle Époque.


Outros Tempos 4

A história é toda ambientada em Fortaleza, mais necessariamente no centro da cidade, local onde os mais influentes da época se encontravam para discutir assuntos relevantes da cidade. A descrição da cidade é feita de forma bem detalhada e pontos exatos, com direito a nome de rua, igrejas, pastelarias famosas (e deliciosas), farmácias da época, fazendo com que você consiga imaginar cada passo dos personagens. Algo que me deixou em dúvida, é se o leitor que nunca veio a Fortaleza, também teria o mesmo entendimento emocional e histórico, que eu tive dos locais que os personagens passaram. 

O livro possui uma linguagem bem formal, mas não é um ponto negativo; a formalidade te faz se ambientar ainda mais em 1942, com capítulos curtinhos, e uma diagramação linda. Achei o final um pouco improvisado, com algumas pontas soltas; porém, o livro é bem interessante, fiquei me imaginando acordando em plena 2ª Guerra, sem saber quem são os meus amigos e inimigos, e quais seriam os segredos que eu guardo. #tenso

Outros Tempos 2

Leonardo Nóbrega é cearense, professor de geografia e psicanalista. Outros tempos é seu primeiro livro, mas já demonstra que é um escritor de muito talento. E, em breve, estará lançando seu próximo trabalho. // Leo quero te agradecer muitíssimo a oportunidade de viver um pouco na charmosa Belle Époque, obrigada pelo bloquinho, marcador e pela confiança, o blog estará sempre de portas abertas para divulgar o seu trabalho.

Praça do Ferreira, local bastante visitado por Ulisses - FOTO DO ARQUIVO NIREZ
Local onde Ulisses descia do bonde para ir ao trabalho - FOTO DO ARQUIVO NIREZ
Praça General Sampaio, popularmente conhecida como Praça dos Leões, também bastante visitada por Ulisses - FOTO DO ARQUIVO NIREZ
Mais Informações:
- Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/347914-outros-tempos
- Facebook: https://www.facebook.com/leonardo.confrariamagistripaputitis?fref=ts

Um comentário:

  1. Ótima recomendação, estou procurando material para uma apresentação na Faculdade e esbarrei com esse livro ;)

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...