quinta-feira, 12 de novembro de 2015

[Livro] Os Meninos da Biblioteca - João Luiz Marques

Os meninos da biblioteca

Um personagem de blog, que tem um blog, mas que está agora dentro de outro blog, falando sobre personagens de livros, dentro de um livro, que conversa com personagens de outros livros, sobre o livro que o personagem do blog se transformou em personagem do livro. Entendeu? Tive o prazer de participar de mais um Book Tour organizado pela Kris do blog Conversas de Alcova em parceria com a Editora Biruta, dessa vez o escolhido foi Os Meninos da Biblioteca, de João Luiz Marques.

Heitor, o menino leitor, é personagem do blog Le-Heitor, mas na verdade ele queria ser bem mais que isso, ele queria ser lembrado por todos, tipo a Emília de Monteiro Lobato, então ele tinha que se tornar um personagem de livro, mas ele não fazia a minima ideia que história ele ia contar, então foi buscar inspiração onde todos os personagens se reúnem, a biblioteca. 

os meninos da biblioteca2

Imerso nas lembranças de outros livros, entre uma folheada e outra, Heitor, o menino leitor, recebe diversas visitas, os personagens consagrados da literatura brasileira queriam ajudar na missão de transforma-lo em personagem de livro. Ali, naquele exato momento, uma grande luta estava sendo armada, de um lado o prefeito querendo destruir todo o quarteirão, o que incluía a Biblioteca Anne Frank, do outro os moradores tentando salvar aquele espaço que é muito querido por todos.

os meninos da biblioteca3

A primeira luta ninguém esquece, Heitor, o menino leitor, os personagens e os moradores do bairro começaram a traçar um plano para impedir a destruição do quarteirão, ia ter debate cheio de emoções, depoimentos famosos (participação da atriz Eva Wilma), argumentos, perguntas e um arsenal poderoso, com direito a estilingue e bolo gigante. O plano estava feito e o Heitor, o menino leitor, finalmente tinha encontrado a sua inspiração para um livro épico.

os meninos da biblioteca5

O livro não me agradou, fato! Achei bobinho, tinha tudo para ser uma grande história, mas não foi, faltou aquele tempero, a grande sensação, o NOSSSAAAA, QUE LEGAL!, mas não teve. Mas Neyara é um livro infantojuvenil você queria uma história complexa? Não, só queria ter me identificado com algum personagem, ou pelo menos com o Heitor, o menino leitor, mas não teve amor envolvido na leitura.

os meninos da biblioteca4

E foi nos últimos minutinhos que a história ganhou um charminho, nas últimas páginas tinha uma matéria de jornal contando o que aconteceu de fato, o prefeito de São Paulo realmente queria demolir a biblioteca e o bairro se uniu para que o projeto fosse vetado. QUE SENSACIONAL! Como não amar essa população linda que se uniu para defender a biblioteca do bairro?! Como não sentir vontade de ir para as trincheiras e jogar bolo na cabeça do prefeito?! 

O trabalho editorial está fantástico, além das cores que deixa o livro bem lúdico, as páginas estão cheias de detalhes e ilustrações. A leitura é bem fluida, apesar dos personagens insossos, a história em si é bem interessante e a maneira que o autor narra faz com que o leitor fique curioso para saber o que vai acontecer, apesar que as vezes se torna um pouco cansativo a falta de ação. Gente to chata, to velha, quero ser personagem de livro, vlw, flw!

4 comentários:

  1. Olá, Neyara.
    Que pena que o livro não te agradou. Já li algumas resenhas dele e todos gostaram. A edição desse livro está muito bonita, mas não sei se me acostumaria lendo em outra cor hehe. Gostei bastante da sua resenha, principalmente do começo. Parabéns!

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oiie!! =)
    Uauu que legal esse livro, gostei muito da história!!
    vou procurar aqui!!
    Super beijos:**

    www.harumiholanda.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa que páginas coloridas e lindas, adorei :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei confusa já no começo, quem dirá no meio. Hahaha.
    Mas dá pra passar o tempo com a leitura do livro, né?
    Beijos.

    www.deliriosdeconsumista.com.br

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...