segunda-feira, 2 de novembro de 2015

[Evento] Fórum IEL de Carreiras

Nos dias 30 e 31 de outubro aconteceu o Fórum IEL de Carreiras, uma série de oficinas e painéis voltados para a orientação profissional dos jovens, mas que não deixa de ser importante durante toda a vida profissional, afinal, estudos afirmam que teremos em média 5 profissões durante a vida (não estou falando de emprego, mas de profissão), então é sempre tempo de mudança e de inovação. O evento aconteceu no Shopping Rio Mar, ele é quase um baby, ainda não completou nem 1 ano de sua inauguração, mas já foi sede de muitos eventos importantes e promete trazer muita coisa boa ainda.

As inscrições foram via Internet e você podia escolher até 4 momentos para participar, optei por 2 oficinas na parte da manhã e 2 painéis na parte da tarde, todos no segundo dia. O evento começou no horário e estava bem organizado, as oficinas aconteciam em salas improvisadas com equipamento multimídia, os painéis aconteciam em um auditório improvisado com paletes e almofadas para o público sentar, a estrutura em si tava moderninha e aconchegante.

Fórum IEL Fortaleza

A primeira oficina foi Desafio do Autoconhecimento na Sua Carreira, com a professora Artilene Ribeiro, ela falou um pouco sobre as mudanças da relação empresa e empregado, sobre a importância do bom gerenciamento de pessoas para o sucesso da empresa. Passou um exercício de autoconhecimento, para identificarmos nossos pontos positivos e negativos. O momento foi bastante prejudicado devido o barulho externo, então desisti da próxima oficina e fui fazer uma análise de Coaching que estavam oferecendo, era uma conversa que você falava sobre suas metas, seus ganhos, suas fraquezas, levando em consideração o mercado de trabalho, perguntas que todos deveriam ter a resposta em mente, mas que quase ninguém para pra analisar e reverter a situação.

Fórum IEL Fortaleza

A intensão era muito boa, mas peguei um "orientador" péssimo, ele só fazia ler o que tinha escrito na tabela de orientação e eu falava qualquer coisa e ele passava para a próxima pergunta, se eu questionava algo ele só repetia a pergunta. Leio muito sobre o assunto e assisto diversos vídeos sobre, então sei que na "real" não é desse jeito, esse trabalho bem feito muda e muito a vida das pessoas, o grande segredo é provocar a reflexão sobre os pontos levantados, mesmo em momentos rápidos como esse e não apenas "preencher um formulário" como eu fiz.

Fórum IEL Fortaleza

A tarde teve o painel A Sua Próxima Carreira Ainda Não Existe e foi MUITO legal, começou com a Ligia Giatti do Mesa & CadeiraFace | Insta - falando sobre a rotina da empresa, que pra cada problema eles montam uma equipe diferente especializada no assunto. Novamente falou sobre a importância das pessoas no crescimento das empresas e da mudança de visão dos empresários, da valorização da ação e do ato de tirar o planejamento do papel. Depois teve a participação do Tallis Gomes, proprietário do app Easy Táxi - Face | Insta - contando como foi o desenvolvimento do app e os planos para o futuro.

Fórum IEL Fortaleza

O professor da ESPM de Cultura Digital e autor do livro Você É O Que Você Compartilha, Gil Giardelli - Face | YouT - finalizou o painel levantando alguns questionamentos sobre tecnologia, se vivemos uma mudança de era, ou uma era de mudança, se vamos perder os nossos lugares com a evolução dos robôs, se o mercado está formando profissionais para suprir as necessidades atuais, entre outros pontos. O Gabriel, O Pensador fez a mediação na parte de perguntas e respostas, o momento foi lindo e trouxe boas reflexões. 

Fórum IEL Fortaleza

No segundo painel o tema era Estilo de Vida e Trabalho, teve a participação da Larissa Viegas que contou um pouco sobre como surgiu o blog Penteadeira Amarela, o Rafael Azevedo contou sobre como começou com o blog Verminosos Por Futebol, os diversos projetos atrelados a ele e a repercussão que isso tudo teve, o blogger e estilista Thiago Maciel contando um pouquinho de sua trajetória. Foi bem estimulante escutar a história deles e deu uma renovada nas energias.

Fórum IEL Fortaleza

Para finalizar teve a palestra mais esperada do evento, a divertida Bel Pesce - Site | Face | Insta - contando sobre seus projetos e como alcançou o sucesso. A Menina do Vale lotou o auditório e provocou alguns minutos de aplausos do público, com certeza sua inspiração é contagiante. Ela é autora dos livros A Menina do Vale 1 e 2, A Sua Melhor Versão Te Leva Além, Procuram-se Super-Heróis, todos disponíveis para download AQUI. Depois teve mais uma rodada de perguntas e respostas com o Gabriel, O Pensador, lógico que depois rolou muita música e eu aproveitei a oportunidade para ele autografar o meu CD.

Fórum IEL Fortaleza

Sai do evento muito feliz por ter assistido a palestra da Bel que eu queria MUITO desde quando comecei a acompanhar o trabalho dela. Conheci outros profissionais inspiradores e curti MUITO o show do Gabriel, foi bem nostálgico e gratificante saber que ainda sei as letras de cor, ele é uma pessoa maravilhosa e carinhosa. Até a próxima #ForumIEL.

Ah não, meu irmão... qual é a tua?
Que bicho te mordeu aí na lua?
Fica por aí que é o melhor que você faz
A vida por aqui tá difícil demais
Aqui no mundo, o negócio tá feio
Tá todo mundo feito cego em tiroteio
Olhando pro alto, procurando a salvação
Ou pelo menos uma orientação
Você já tá perto de Deus, astronauta
Então, me promete
Que pergunta pra ele as respostas
De todas as perguntas e me manda pela internet.
(Gabriel, O Pensador - Astronauta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...