quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

[Cozinha] Qual o sabor de Brasília?

Ponte Juscelino Kubitschek - Foto do Bento Viana.
Se o objetivo é apresentar o Brasil, acho uma boa ideia começar por Brasília, a capital planejada que foi profetada nos sonhos do Padre italiano São João Bosco. Em 1891 a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil foi formada para iniciar o levantamento de todas as características das terras conhecidas por Vera Cruz, mas foi em 1955, no governo de JK, que Brasília foi construída em formato de avião. Os traçados das ruas são do arquiteto Lúcio Costa, já os principais prédios foram projetados por Oscar Niemeyer, e foi as 9h de 21 de abril de 1960 que a capital brasileira foi transferida do RJ para Brasília.

Esplanada dos Ministérios - Foto do Bento Viana.
Brasília acaba sendo um quebra-cabeça do Brasil, traz em suas raízes um pouquinho de cada estado, conseguiu agregar as características trazidas pelos candango (trabalhadores de outros estados que ajudaram na construção de Brasília, e atualmente, os concursados). Nessa mistura de culturas, perguntei aos autores Janaína Rico e Landulfo Almeida, ambos brasilienses, qual o sabor da capital brasileira. Vamos conferir o que eles reponderam?


Caju do cerrado: Planta típica do cerrado, seu pseudofruto pode ser consumido puro.

Janaína Rico: Ah, o sabor de Brasília é daquele caju do cerrado. A gente olha de fora, pensa que ele é pequenininho e sem gosto, mas quando dá uma mordida e doce e cheio de calda! Brasília é uma delícia, como o caju. - Autora de Ser Clara, Apimentando (Resenha AQUI), Cartas para um paiO maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar.


Churrasco: Carne assada sobre fogo ou brasas, com a utilização de espetos.

Landulfo Almeida: Churrasco. Nasci e morei em Brasília até os 11 anos. Nessa época, comer fora só acontecia em churrascarias. Minha família não era muito de ir a restaurantes. Portanto, quando íamos, era um evento para mim. Minha última comemoração de aniversário em Brasília, meus 11 anos, foi em uma churrascaria. Acompanhado pela minha comida predileta da infância, batata frita. Não é típico da cidade, mas me marcou. - Autor de As duas faces do destino.


Qual o sabor de Brasília? :)

*Esse post é parte do desafio literário Brasil: 12 livros, 12 receitas, 12 músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...