terça-feira, 12 de novembro de 2013

O Programa dos 5S's - Limpeza de Natal, Ho Ho Ho


As ruas enfeitadas denunciam o final de mais um ano, árvores, luzes piscantes, presépios, guirlandas, bonecos de neve, papais noéis, e aquele clima de esperança no ar. Época em que as pessoas ficam mais humanas, mais solidárias com o próximo e reflexiva sobre os seus atos. Além da tradicional decoração, essa é a época ideal pra colocar em prática os 5S's, que nada mais é do que "abrir espaço para coisas novas".

O programa dos 5S's se for utilizado e mantido, pode proporcionar uma mudança de conduta, hábito e comportamento nas pessoas, fazendo com o ambiente fique mais tranquilo e útil. O programa é bastante utilizado em empresas, mas pode ser incorporado na nossa rotina e principalmente nos nossos atos.
  (S)enso de Utilização (Seiri) - Fazer uma triagem separando o que é útil para nossa vida, descartando tudo que for inútil. Triagem que devemos fazer sendo realistas e não deixando o apego falar mais alto.
  (S)enso de Ordenação (Seiton) - Devemos guardar tudo em locais adequados e que facilite o seu uso.
  (S)enso de Limpeza (Seisõ) - Eliminar a sujeira e o ato de sujar, permitindo assim que se faça reciclagem, ou que o descartado tenha destinos adequados, seja na lixeira, na fábrica de reciclagem, ou em um abrigo que aceite doações.
  (S)enso de Saúde (Seiketsu) - Cuidar para que o ambiente seja saudável, tanto pro corpo como pra mente, definindo assim normas e padrões para que o 5S's seja mantido.
  (S)enso de Autodisciplina (Shitsuke) - É importante que o método seja um hábito, que seja incorporado a rotina das pessoas.
O primeiro passo para a implantação dos 5S's é fazer uma faxina geral, seja na nossa casa, no quarto, no trabalho, no nosso armário, em todos os ambiente que influenciam no cotidiano, mas para uma implantação de sucesso, devemos não só cuidar das coisas materiais, mas também dos nossos atos e sentimentos. 

Colocar no lixo inveja, raiva, rancor, pensamentos negativos, mal hábitos, problemas mal resolvidos, picuinhas, entre outros tantos atos e sentimentos que só trazem coisas negativas para a nossa vida. O método dos 5S's vai além de um esquema de organização, é um método de otimização, pois deixamos para trás aquilo que não deve ocupar espaço em nossa vida, abrindo espaço para coisas positivas, que contribua para o nosso crescimento

Eu já comecei a fazer a minha "faxina geral" to quase terminando de organizar as coisas materiais, to trabalhando as sentimentais, esquecendo algumas coisas, desatando alguns nós que me prendia, tentando tirar os morcegos das gavetas, enfim... No começo é difícil, complicado, mas com o tempo é incorporado a rotina. 

Que tal começar a sua faxina agora?! :)

Um comentário:

  1. Não conhecia esse "método" mas parece bem interessante, principalmente pra encerrar o ano com corpo e mente tranquilos.
    boa semana
    ;*

    Red Behavior

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...