sexta-feira, 15 de novembro de 2013

[Evento] I FIB - Festival Internacional de Biografias


Em tempos em que os artistas que lutaram pela liberdade de expressão estão tentando censurar as obras biográficas, nasce o FIB - Festival Internacional de Biografias, evento que nasceu com a proposta de divulgar o gênero e debater sobre as polêmicas que envolvem as biografias. A cada dia o público busca saber mais sobre a vida das personalidade, seja em livros ou em revistas, e essa busca está fazendo com que o mercado cresça e ganhe alguns questionamentos sobre até onde vai a privacidade do "famoso".

O Festival está trazendo biógrafos renomados para debater sobre o assunto, falar um pouco sobre as escolhas das personalidades biografadas, como se desenvolve as pesquisas, o limite e as barreiras que o gênero impõe, e claro, sobre a audiência pública que questionara sobre dois artigos do Código Civil. Além dos debates, vai ter muita música, exibição filmes sobre personalidades, uma exposição sobre biografias, e claro, a Feira do Livro para os interessados em conhecer os livros.


Quinta fui prestigiar a abertura do festival e assisti o debate: A próxima biografia é sempre a melhor, com o Fernando Morais, autor de Olga, Chatô - O rei do Brasil, Mago, Toca dos Leões, entre outros, e Paulo Cesar de Araújo, autor do famoso Roberto Carlos em Detalhes. O debate foi sensacional, ele saiu do campo da literatura e virou uma aula de história, o Fernando começou a falar sobre as personalidades que ele já pesquisou, e as que ele tem vontade, dando detalhes sobre a trajetória histórica e política deles. O Paulo Cesar enriqueceu o papo com todo o fervor de biografia proibida, política e constituição.

No debate foram levantadas diversas questões sobre a forma sútil de censurar e alegaram que tal censura vai contra a constituição, os biógrafo liberdade para publicar, e que se a pessoa biografada se sentir ofendida, que a mesma processe por calúnia e difamação. Questão bem delicada e cheia de "se" e "mas", admito que adoro biografias de pessoas relevantes a nossa história, mas não sei o que pensar sobre o assunto. No final consegui falar com o Fernando Morais e pedir um autógrafo na Olga dele, para a minha Olga (mamãe amada). O Fernando é uma pessoa divertidíssima e super preparado, diga-se de passagem.

14, 15, 16 e 17 de novembro de 2013
Estoril - Rua Tabajáras, 359 - Praia de Iracema - Fortaleza/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...