sábado, 23 de março de 2013

[Entrevista] Helena Andrade - Escritora


Uma das grandes vantagens que a internet nos proporciona, é poder debater com alguns autores sobre as suas obras, sobre o que gostamos e detestamos no enredo, tirar dúvidas, dar a nossa opinião e poder conhecer um pouco mais sobre o processo editorial. Hoje eu trago para vocês, uma entrevista que eu fiz com a autora Helena Andrade, onde ela conta um pouquinho sobre o livro Despertar [resenha AQUI] e sua vida. Desde já, quero agradecer muitíssimo o carinho da autora, que sempre foi muito gentil e atenciosa com o blog. Espero que gostem da entrevista! :)

Capsula de Banca Entrevista: Helena Andrade

Helena Andrade
1 - Para começar quem é Helena Andrade?
Bem, sou uma mulher independente, determinada, sensível e muuuuuito romantica (Se é para ser sincera...também sou insegura, irritada, impaciente, como todo mundo)..rs.... Os desafios me estimulam sempre. Amo ficar com minha família, levar café da manhã na cama para meus filhos e marido no dia de seus aniversários, e outros mimos, como bolo no domingo e doces que eles gostam. Gosto de cozinhar, mas só quando tenho vontade, a rotina me desgasta. Adoro cinema, música, livros e viajar. Escrever é minha diversão favorita. Quando escrevo, me entrego de corpo e alma. Qualquer tempinho é suficiente para me estimular. Como tenho uma vida agitada (dois empregos, três filhos, marido, casa, divulgação do livro, etc...), escrevo em qualquer hora e lugar. Não preciso de isolamento ou um tempo específico, mas se estou numa história, procuro estipular uma quantidade mínima de folhas na semana para não dispersar e manter certa disciplina.

2 - O que te inspirou quando você foi escrever Despertar [resenha AQUI]? Você ou algum conhecido? Quanto tempo demorou pro livro ficar pronto? 
Na verdade foi uma inspiração minha. Queria escrever uma história romantica, mas ao mesmo tempo que encantasse. Minha primeira ideia foi que ela se passasse na Amazônia. Como trabalho há 25 anos no SUS, construir e agregar os personagens partindo de meu conhecimento foi fácil. Em quatro meses a história estava concluída.

Marcador de Bambu - Imagem retirada do blog Helena Andrade

3 - O marcador de páginas citado no livro e que você fez uma promoção na época do lançamento do site Helena Andrade, foi você que mandou fazer especialmente para a ocasião, ou você que se inspirou em um marcador que você já tinha visto por ai?
Na verdade pensei no marcador alguns meses após o lançamento e então o mandei fazer artesanalmente, encontrei um profissional que trabalhava com bambu, desenhei o modelo e ele confeccionou. Como você mencionou ele foi baseado em um trecho do livro, onde Lívia, a protagonista, adquire um similar para seu pai numa feira de artesanato na cidade de Humaitá.

4 - Como foi o processo de publicação de Despertar? Como foi conseguir uma editora?
Enviei o manuscrito à algumas editoras, e após três meses a Novo Século entrou em contato comigo se propondo a publicá-lo. Não tinha qualquer conhecimento sobre o mundo literário até publicar Despertar. Acho que tive muita sorte e um suporte imenso, pois além de todo o trabalho da Editora, obtive também o auxílio de James McSill como consultor literário. Ele me deu dicas de estruturação do livro e foi maravilhoso.

5 - Sempre me pergunto qual foi o momento que o autor teve aquele estalo de "para tudo que agora eu vou escrever o meu livro", quando foi que te deu esse estalo? 
Bem, foi mesmo um estalo. Estava em uma fase de intensas leituras, meus filhos já estavam mais independentes e eu não estava estudando à época (depois que concluí Despertar, fiz um curso de graduação em Gestão Pública por dois anos), enfim, achei que os livros que estava lendo não me satisfaziam, então, decidi me propor a escrever uma história. Construí toda a trama em minha mente e a coloquei no papel. Fluiu de forma magnifica. Não tive qualquer dificuldade. Dizem que é um dom. Eu particularmente acho que qualquer um é capaz, basta querer, mas confesso que a inspiração é Divina, uma benção de Deus.

Helena autografando
6 - Ta perto de você lançar o livro Memórias, fale um pouquinho sobre ele, quando será o lançamento? Quero ver ele sendo lançado aqui em Fortaleza também, haha.
Sim! Estou trabalhando nele, espero que seja publicado ainda este ano. Estou bem animada com esta nova história, inclusive quando ela surgiu coloquei uma outra que estava praticamente no fim de lado, só para dar vazão a minha nova inspiração. Estou encantada! Já busquei inclusive ajuda técnica para me instruir se o que pensei de temática é viável, pois como escrevo literatura inspirada na realidade, minha história não pode ser impossível de acontecer. Tem de fazer sentido. É claro que espero poder lançá-lo também em Fortaleza. Neste ano, já tenho vários eventos marcados por cidades do País e quem sabe no próximo também não estarei com vocês nesta cidade incrível.

7 - Como você vê o mercado editorial atual para novos autores?
Muito complicado. O desafio mais simples é escrever. Difícil mesmo é divulgar. Mesmo a história sendo muito boa, fazê-la chegar ao público não é fácil. Hoje com a internet e as redes sociais é um pouco mais fácil, porém ainda é limitado, é preciso haver mais empenho das editoras na divulgação de seus autores, destaque nas livrarias para a literatura nacional. Ainda há um destaque excessivo a literatura estrangeira, não que ela também não deva ser estimulada, é claro que deve. Só que temos tantas histórias encantadoras no país e precisamos buscar reverter o mito de que o que é nosso não é bom.

8 - Quais seus próximos projetos?
Lançar meu segundo livro!

9 - Um recado para quem tem o sonho de ser escritor também:
Nunca desista dele!

 Noite de autógrafos - Imagem retirada do blog Helena Andrade
Um filme:Intocáveis
Um seriado: Friends (já acabou faz tempo, mas adoro ver a reprise dos capítulos)
Um livro: A saga crepúsculo (acho que Stephanie transpõe sentimentos de forma sublime para o papel) e por Linhas Tortas da Cynthia França.
Um esporte: Natação
Um jogo: Imagem e ação
Um sonho: Ter uma história minha transformada em filme.
Uma música: Fogo - Capital Inicial.

Quero agradecer novamente a autora pela atenção que teve comigo e com o blog no decorrer do Book Tour, quando concedeu um exemplar de Despertar para a promoção de aniversário do blog no ano passado, e nessa entrevista, espero que nossa parceria continue crescendo e que venha novos livros tão encantadores quanto Despertar [resenha AQUI]. Helena quero te ver lançando Memórias aqui em Fortaleza! =* - www.helenaandrade.com.br

Bonne nuit, bonne chance

5 comentários:

  1. Fiqueicuriosa pra ler.
    Quanto "A CONFERÊNCIA" se estiver em Salvador entra em contato pelo face: Dea Mmotta

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal. Eu faço resenha de livros no meu blog.
    Estou te seguindo, Retribui
    www.jeito-moleka.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. amiga já postei a tag muito obrigada bjs

    http://palavrasdemenina2010.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Neyara pelo carinho, espaço e incentivo a literatura nacional. Blogueiras como você fazem a diferença! Nossa parceria tem sido muito boa! Espero logo poder estar em Fortaleza pra te conhecer. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Adoro entrevistas pois a gente conhece mais autores e é super legal!! Menina não conhecia o livro dele e me deu uma vontade de ler.

    Bjs
    http://partesdeumdiario.blogspot.com/

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...