sábado, 10 de março de 2012

[Dicas do Coração] Vamos Encher o Porquinho?


Ontem o Globo Repórter foi sobre a importância de economizar, e assim como outras coisas, acho que é uma arte que ou você aprende desde pequeno, ou você aprende na hora do desespero. Ainda bem que isso eu aprendi quando era pequena, ter consciência na hora de gastar e que dinheiro não nasce em árvore, e assim espero ter mais probabilidades de não ter que vender a vida pra pagar futuras dividas, por causa de gastos mal pensados.

Como eu acho um assunto super importante, vale repassar algumas dicas para evitar gastar demais, dicas essas que eu coloco em prática no meu dia a dia e que não precisa ser um nerd em cálculos, nem em planilhas, mas são só alguns hábitos que pode fazer aquela diferença no final do mês.

Dica 1 - Antes de comprar alguma coisa, faça essas 3 perguntas:
 - Eu preciso realmente disso?
 - Eu realmente vou usar isso?
 - Eu tenho que comprar isso agora?

Dica 2 - Ajudar o planeta também pode ajudar seu bolso, se você economiza luz, água, não estraga comida, reutiliza alguns materiais, faz trocas, frequenta alguns bazares e feiras, e afins, além de fazer uma diferença significativa no seu orçamento, você pode encontrar peças exclusivas e únicas, e ainda trabalhar a criatividade.

Dica 3 - Economizar por economizar não é válido, economizar com algum objetivo é recompensador. Junte dinheiro com a intensão de comprar algo especifico, assim você vai ter uma meta e terá uma motivação. Compre um porquinho e crie padrões, por exemplo, guarde todas as moedas de 1, 5, 10 e 25 centavos que você pegar, parece pouco, mais eu já comprei muita coisa cara com tais moedas. E outra coisa, não fique contando/calculando quanto tem no porquinho, isso só gera ansiedade, só coloque as moedas e esqueça dele. Se preferir abra uma conta poupança para depositar o dinheiro que tiver no porquinho, quando o mesmo tiver cheio, mas não pule a fase do porquinho, depositar direto no banco não vale e você não economiza.

Dica 4 - Economizar não é ser mão de vaca, é ser consciente. As vezes economizamos com coisas que pode sair bem mais caras no futuro, um exemplo: economizar R$10 em um guarda-chuva e futuramente gastar R$50 em antibiótico. Por isso o grande lance é ter consciência no do que vamos gastar. ;D

Coisas super simples que qualquer um pode fazer sem grande esforço, é só questão de organização. Para quem não viu o programa, pode assistir diretamente no site AQUI, teve a participação do Fly (o dançarino da Xuxa), pra quem não sabe ele se afundou em dividas e hoje da palestras sobre como sair do vermelho e tem um blog dando dicas para endividados, você pode conferir AQUI.

Quais suas dicas para encher o porquinho?

2 comentários:

  1. Eu economizo muito deixo de fazer certas coisas por achar desnecessário, mas é o que eu falo, quando eu preciso não vejo problema em gastar :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  2. Ter uns dinheirinhos no final do ano.
    Adorei o post.
    Bjs bjs

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...